Quem Somos

Nossa história remete-se ao primeiro Acampamento que aconteceu na cidade de Brasília, em nível Latino Americano, de 11 a 15 setembro de 1991, como parte do projeto de Evangelização 2000, sob Direção e Coordenação de Maria Elizabeth Neves Ramos (Rio de Janeiro) e de Martin Valverde (México e Costa Rica), com apoio da Comunidade Arca da Aliança de Franca-SP, tendo como Dirigente Espiritual Frei Donário Falconeri.

A finalidade desse referido Acampamento foi à formação de lideranças para atuar e divulgar em toda a América Latina esse “novo modo de evangelizar” direcionado principalmente aos jovens.

O nosso Fundador João Bosco, seu filho Gustavo e mais três jovens do Rio de Janeiro, participaram desse Acampamento que costumamos chamar carinhosamente de “Acampamento 0” e tiveram a missão de promover e implantar o “Acampamento Juvenil” no Estado do Rio de Janeiro.

Com esse propósito foi realizado o 1o Acampamento Juvenil do Rio de Janeiro (janeiro de 1992), na cidade de Piraí – RJ (Sítio Boa Nova) com apoio e organização da Comunidade de Franca-SP.

Depois de muita oração e discernimento, o projeto de evangelização passou a se chamar Acampamento Maanaim, fundamentado na passagem bíblica de Gênesis 32, 1, que diz "Jacó encontrou o anjo de Deus e exclamou: "aqui é o Acampamento do Senhor". Por isso, deu ao lugar o nome de Maanaim" (local de reconciliação dos dois irmãos: Jacó e Esaú).

Em paralelo a isso, aconteciam as reuniões de oração e perseverança, cujos encontros eram realizados no Santuário da Medalha Milagrosa, na Tijuca, e, hoje, na Paróquia dos Frades Capuchinhos, no mesmo bairro. A Capela da PUC, na Gávea, também acolheu durante alguns anos a alta demanda de membros da Zona Sul.

Desde 1993 sob a orientação de Dom Vaz (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro) passamos a chamar Acampamento Maanaim ¹ e adotamos a espiritualidade da Renovação Carismática Católica – RCC, tendo como Dirigente Espiritual Pe. Javier Enciso Sj e mais tarde Pe. Paul A. Schweitzer Sj.

Mais de 3000 "campistas" já fizeram Acampamento entre Jovens e Adultos. Os Acampamentos acontecem regularmente duas vezes ao ano: em janeiro e julho, onde existe a oportunidade de vivermos um verdadeiro encontro pessoal com Jesus e conosco mesmo, em comunhão com a Natureza, preservando a simplicidade e o despojamento.

Durante muito tempo sentimos que somente o trabalho em equipe de serviço era muito pouco e Deus queria mais de nós. Foi então que em uma de nossas celebrações comunitárias, o nosso então Dirigente Espiritual Frei Luis Carlos Rodrigues confirmou o que já existia em nossos corações e de nossos fundadores: vivermos um caminho de salvação comunitariamente.

O chamado para vivermos em comunidade veio natural e gradativamente, mas fortemente nos impulsionando como um vento para que seguíssemos arduamente na constituição da Comunidade Católica Maanaim.

Os carismas aos poucos foram sendo revelados pedagogicamente pelo Espírito Santo e ainda estão sendo construídos de acordo com a vontade do Pai.

Hoje a Associação Comunidade Católica Maanaim é uma entidade civil, cristã sem fins lucrativos, com prazo indeterminado. Uma comunidade de Aliança com aproximadamente 50 membros (jovens, adultos e famílias), tendo como fundadores o casal João Bosco Rabelo Cabral e Elen Maria Gomes Cabral (casal ao lado) e contando com a colaboração de 10 conselheiros na formação do Conselho Maanaim. Desde 2010 tem seu registro regulamentado e adquiriu um sítio no município de Piraí-RJ, onde está sendo construída sua sede definitiva.

 

 

 

 

Gênesis 32,2 - "E Jacó disse, quando os viu: Este é o acampamento de Deus! E chamou aquele lugar Maanaim".

Comunidade Católica Maanaim | Todos os direitos reservados